METODOLOGIA CIENTÍFICA



Prof.ª Dr.ª Eliana Branco Malanga

Prof. Romualdo Bacco


PLANO DE ENSINO - FPA


CARGA HORÁRIA


Total: 32 horas/aulas
Aulas teóricas: 16 horas
Exercícios práticos: 16 horas

EMENTA


Conhecimento científico. Método científico. Trabalho acadêmico. Projeto de pesquisa. Monografia. Normas da ABNT.

OBJETIVOS


· Permitir ao aluno elaborar seu projeto de pesquisa, aplicando na prática os conteúdos ministrados em sala de aula.
· Dar ao aluno orientação metodológica e formal para a elaboração da monografia de conclusão de curso.
· Despertar no aluno o interesse na construção do conhecimento científico e pela pesquisa.
· Informar ao aluno as premissas básicas do fazer científico.
· Indicar ao aluno os meios para se capacitar para realização de trabalhos científicos.

JUSTIFICATIVA


A disciplina Metodologia Científica é indispensável e fundamental para a produção do conhecimento científico e realização de trabalhos acadêmicos, em especial a monografia de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1 Escolha do tema de uma pesquisa.
   1.1 Interesse pessoal pelo tema.
   1.2 Relevância do tema.
   1.3 Viabilidade da pesquisa.

2 Revisão de Literatura.
   2.1 Pesquisa bibliográfica.
   2.2 Busca de fontes.
   2.3 Teorias de base e estado da arte.

3 Trabalhos científicos: espécies e características.
   3.1 Monografia: conceito, elementos estruturais, conteúdo e forma.
   3.2 Projeto de pesquisa: conceito, estrutura, forma, conteúdo, prazos e cronograma.
   3.3 Modelo do projeto.
   3.4 Imperativos na formatação dos trabalhos científicos: referências bibliográficas: fontes, citações, referências bibliográficas e bibliografia final; normas da ABNT.

4 Ciência e conhecimento científico.
   4.1 Características do conhecimento científico.
   4.2 A redação do trabalho científico.

5 Métodos científicos.
   5.1 Métodos de abordagem.
   5.2 Métodos de procedimento.
   5.3 Técnicas de pesquisa: levantamento e tratamento dos dados da pesquisa.

METODOLOGIA DE ENSINO


· Aulas expositivo-dialogadas, com ilustraçoes visuais.
· Aulas práticas, preparando-se em sala os projetos de pesquisa, realizando pesquisas na biblioteca e nos laboratórios de informática.
· Indicação de obras e artigos para elaboração individual de breve resenha, visando o hábito e a prática em redigir e referenciar tecnicamente.
· Orientação individual para preparação de um projeto de pesquisa visando a monografia de encerramento do curso.

RECURSOS TÉCNICOS


· Quadro de giz.
· Retroprojetor e/ou datashow.
· Página orientadora na Internet.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO


· O projeto de pesquisa

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

_____. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.

_____. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

MALANGA, Eliana Branco. A metodologia como episteme e a pesquisa em psicopedagogia. In: ANDRADE, Márcia Siqueira; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra (orgs.). A produção de conhecimento: métodos e técnicas de pesquisa em psicopedagogia. São Paulo: Memnon, 2002, p. 66-78. (Coleção Temas de Psicopedagogia, livro 4).

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antonio P. F. de. Referências bibliográficas: um guia para documentar suas pesquisas. 4. ed. São Paulo: Olho d´Água, 2003.

______. Trabalho acadêmico - o que é? como fazer?: um guia para suas apresentaçoes. São Paulo: Olho d´Água, 2005.

______. Projeto de pesquisa - o que é? como fazer?: um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d´Água, 2005a.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.